Em consonância com o princípio da publicidade na Administração Pública, a Defensoria Publica do Estado do Rio Grande do Sul disponibiliza neste Portal a mais ampla gama de informações existentes nas suas bases de dados e procura atender através das suas ações e atividades as aspirações da sociedade. 

Ao visualizar o Portal pela primeira vez, o usuário poderá identificar que:


a) As orientações de cunho geral foram posicionadas à esquerda no sítio.

• O usuário ao pesquisar neste ambiente poderá informar-se sobre como foi concebido este sitio e compreender o posicionamento dos assuntos no sítio; 
• Poderá acessar outros sítios de órgãos públicos a fim de buscar complementações em assuntos correlatos e voltar para a origem se houver perda de sequência; 
• Obter repostas sobre questões mais frequentemente dirigidas à Defensoria; 

b) As informações Institucionais de interesse coletivo seguem os princípios dos sítios de Transparência, e estão posicionadas também à esquerda do sítio, no menu Informações institucionais.

• O usuário poderá visualizar as informações mais comumente concedidas, bastando selecionar(clicar) a informação de seu interesse nas opções do menu Informações Institucionais; 
• Relatórios, demonstrativos e trabalhos poderão ser obtidos diretamente quando da pesquisa por assunto; 
• Também, na parte central, serão mostradas todas as consultas solicitadas, efetuadas em qualquer parte do sítio. 

c) Qualquer informação não disponibilizada e cujo interesse não tenha sido satisfeito,poderá ser solicitada mais à direita no sítio.

• Neste local do sítio estão relacionados itens que visam orientar o usuário sobre a forma de obter informações individuais. 
• O usuário poderá obter informações de como proceder para a busca ao acesso à informação pessoalmente ou por meio eletrônico; 
• Será disponibilizada informação sobre procedimento de como obter cópias de documentos; 
• Não havendo satisfação plena, o solicitante poderá obter certidão da negativa de informação; 
• Informar-se dos procedimentos que a Lei preconiza sobre recursos; 
• Obter informações sobre como contatar a Ouvidoria.